terça-feira, janeiro 25, 2005

Red Dot, Black Spot


sneaker
Originally uploaded by Sr. Funesto.


Os Black Spot não são uns ténis, são um plano de ataque, uma missão da Adbusters para estabelecer uma comunidade dos consumidores à escala da aldeia global que torcem o nariz ao capitalismo e corporativismo. Eles dizem que os ténis seguem umas tantas regras vegan, foram aprovados pela Liga dos Amigos dos Sapatos Vegetarianos, são biodegradáveis e, é claro, usam cânhamo natural. O logotipo é um anti-logotipo (círculo branco pintado à mão). Como curiosidade acrescida a fábrica está localizada em Felgueiras, Portugal e os trabalhadores têm direito a uma hora e meia de almoço.
Quanto à campanha, esta incentivou um ataque directo à Nike, apelando ao terrorismo gráfico - desenhar bolas por cima do logo/swoosh e pintar bolas vermelhas (ver post Muito Útil) nos "perigosos ténis capitalistas". O headline: rethink the cool.
Talvez estes adbusters exagerem um bocado no discurso anti-imperialista, talvez eles próprios se estejam a tornar demasiado capitalistas com o BlackSpot 2.0 a caminho, mas pelo menos estão a dar trabalho às famílias de Felgueiras e eu sempre gostei de pequenas ideias com grandes ambições.

http://adbusters.org/metas/corpo/blackspotsneaker/

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá pessoal!!!
Pois gosto muito do vosso blogge e estou a comentar este post porque gostei tanto dele e dos adbuster que não resisti a publicar também no meu blogge esta mesma ideia, enfim assunto relacionado, bom para ser íntegro… quase plágio. Por isso resolvi dar-vos a conhecer a citação que acabo de fazer, para que fiquei a saber que a palavra anda por ai a ser espalhada no espaço empoeirado da nossa existência …
http://thejourneytotheeast.blogspot.com/