terça-feira, janeiro 25, 2005
Red Dot, Black Spot
Os Black Spot não são uns ténis, são um plano de ataque, uma missão da Adbusters para estabelecer uma comunidade dos consumidores à escala da aldeia global que torcem o nariz ao capitalismo e corporativismo. Eles dizem que os ténis seguem umas tantas regras vegan, foram aprovados pela Liga dos Amigos dos Sapatos Vegetarianos, são biodegradáveis e, é claro, usam cânhamo natural. O logotipo é um anti-logotipo (círculo branco pintado à mão). Como curiosidade acrescida a fábrica está localizada em Felgueiras, Portugal e os trabalhadores têm direito a uma hora e meia de almoço.
Quanto à campanha, esta incentivou um ataque directo à Nike, apelando ao terrorismo gráfico - desenhar bolas por cima do logo/swoosh e pintar bolas vermelhas (ver post Muito Útil) nos "perigosos ténis capitalistas". O headline: rethink the cool.
Talvez estes adbusters exagerem um bocado no discurso anti-imperialista, talvez eles próprios se estejam a tornar demasiado capitalistas com o BlackSpot 2.0 a caminho, mas pelo menos estão a dar trabalho às famílias de Felgueiras e eu sempre gostei de pequenas ideias com grandes ambições.
http://adbusters.org/metas/corpo/blackspotsneaker/
Postado por O Despachante às 6:25 da tarde
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Olá pessoal!!!
Pois gosto muito do vosso blogge e estou a comentar este post porque gostei tanto dele e dos adbuster que não resisti a publicar também no meu blogge esta mesma ideia, enfim assunto relacionado, bom para ser íntegro… quase plágio. Por isso resolvi dar-vos a conhecer a citação que acabo de fazer, para que fiquei a saber que a palavra anda por ai a ser espalhada no espaço empoeirado da nossa existência …
http://thejourneytotheeast.blogspot.com/
Enviar um comentário