quinta-feira, julho 28, 2005

Image for the people

nefasto1

O Flickr e eu

Conhecem o Flickr? É um site para alojar fotografias, mas também é muito mais do que isso. Cada vez que entramos na nossa página há sempre umas quantas fotos que aparecem de forma aleatória, se nos interessam, clicamos nelas e vamos parar às páginas de outros membros da comunidade, pessoas que, tal como nós, têm “friends” e “famíly”, links para pessoas com quem partilhamos imagens, gostos e opiniões. À minha página veio parar uma tal de Polish Sausage Queen, uma fã de duas ou três imagens de que fiz upload. À conta da minha primeira vizinha declarada passei a conhecer outras tantas pessoas que tal como eu gostam de “street art”, “new york” ou “cartazes ´série B”. Quase sem querer e sem me aperceber pertenço a um grupo com determinados interesses. Tenho afinidades inconfessadas aos meus amigos “reais”, mas completamente disponíveis para os meus amigos de zeros e uns.
Cada foto que pomos on-line pode ser baptizada com um “tag”. Ao fazer uma busca no Flickr tenho a possibilidade de ir parar a fotografias fantásticas de profissionais e amadores que obedeçam a esse determinado tema. Façam uma busca nas imagens do google e no Flickr e reparem no universo de diferenças, de qualidade especialmente.

O Flickr e as notícias

Nos atentados de Londres o apertado controle dos meios noticiosas sobre imagens impressionantes levou à criação de uma página do Flickr com imagens tiradas por amadores com os seus telemóveis e máquinas digitais. A grande massa democrática e desinformada passa a perna à grande rede totalitária de comunicação?

O Flickr e a arte

Em Amesterdão foi montada uma exposição, mais propriamente um Peep Show, onde o público espreitava fotos do Flickr que surgiam aleatoriamente.

O Flickr e o design

Estes simpáticos senhores inventaram a fonte inesgotável. Obrigado Hidden Persuader pelo link.

Sem comentários: