terça-feira, fevereiro 22, 2005

Entre cá e lá


cara
Originally uploaded by Sr. Funesto.

Tem sido sempre uma desilusão voltar de lá e sentir que cá, está tudo na mesma. Agora, depois de regressar de uma curta ida à terra dos cogumelos mágicos, pela primeira vez, algo tinha realmente mudado: o Governo.
Pareceu-me sempre injusto que depois de uma viagem ou de uma fuga revigorante o local de partida não acompanhasse a mudança de quem foi, viu e voltou. O ramerrame do quotidiano com o seu peso seco parece aniquilar qualquer desejo de mudança, de injecção de paixão aos dias. Claro que a mudança de Governo promete ser apenas fogo de vista, e tornou-se motivo de piada entre amigos perguntar com o regresso: Então está tudo na mesma? O Governo caiu? A verdade é que a mudança, a vontade de improvisar e de me deixar levar pelo inesperado se tem tornado numa obsessão adormecida. Sinto-me cheio de projectos prontos a rebentar em actos, mas que os dias cinzentos tendem a perpetuar cá dentro. Vejo este manequim fixo numa montra a olhar para o que passa e não consigo deixar de me sentir identificado. Será este o paradigma do português? Será que a nacionalidade é uma doença? É fácil culpar o pais, o governo, o tempo, a infância ou o cocó de cão nos passeios, a verdade é que eu sou o principal culpado de sentir um certo e quase crónico “entre cá e lá”.
Agora regressado quero ser outro e preciso de ser acompanhado de perto.

Sem comentários: