terça-feira, julho 05, 2005

Storm

(c) Don Lawrence

Continuo a viagem pelos meus desenhadores de culto.
Don Lawrence (Donald Southam Lawrence, nasceu em Novembro de 1928 em Londres e morreu
em Dezembro de 2003.
Quando saiu da escola e decidiu ser desenhador, Don comprou alguns comics de cowboys, redesenhou-os e foi procurar emprego nas editoras. Acabou por passar quatro anos a desenhar "MarvelMan", uma espécie de Capitão Marvel inglês.
Nos anos 60, Don já um artista conhecido, é convidado a desenhar "The Rise and Fall of the Trigan Empire". Uma época de prazos apertados, comportamento irresponsável, muitas mulheres e álcool (Estes artistas irresponsáveis são demasiado recorrentes nas minhas preferências).
Após desentendimentos com os editores ingleses parte para a Holanda onde começa a sua maior obra: Storm. A história de um astronauta que numa viagem à mancha vermelha de Júpiter viaja no tempo e regressa à terra noutra época, da qual tenta desesperadamente escapar. Mas sempre acompanhado de uma bela ruiva chamada Carrots (pois bem...) que é constantemente raptada e ameaçada. O que permite a Storm ser como um cavaleiro andante, sempre corajoso na defesa da sua dama.
Procurai, pois, os livros deste senhor. E sereis muito mais felizes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Storm é um clássico. Aqui no Brasil, sairam 10 números por uma editora grande, depois saiu uma história na Heavy Metal e, inexplicavelmente, os editores nunca mais se interessaram.
Quando morava em Lisboa, encontrei o volume 11 em francês, na Feira do Livro Importado.
Trigan, eu nunca li, mas só pela arte que eu já vi por aí, percebi que também deve valer a pena.