quarta-feira, setembro 21, 2005

Num Solar assim

solardosbicos

Num Solar assim, numa noite Destas, o mendigo Tal veio ter comigo como sempre.
Numa cortesia ensaiada pediu-me um cigarro, por favor.
Num sorriso mais de mim do que para ele estendi-lhe o cigarro.
Recebi um "Merci bien", porque para o mendigo Tal eu já podia ser um francês qualquer.
Afastou-se com o seu sobretudo preto e o seu panamá branco,
foi meter conversa com os ingleses do lado. "Bon Soir my dears, do you have fire?".
Bem podia ser um Lord que bebeu demasiado gim no fim de tarde e rebolou pelo campo de críquete.

Peço outra cerveja. Podia pedir mais outra e outra mais.
Para me ir sentar ao lado do mendigo Tal.

Esta estranha familiaridade, como se fosse um daqueles clientes de sempre,
da mesa marcada e prato do dia.

O mendigo Tal passa de novo, como se fosse a primeira e sempre a mesma vez.
O empregado traz mais outra cerveja que ainda não pedi. Mais ia pedir.


Acendo o Cigarro. Igual ao anterior e ao seguinte.

2 comentários:

Anónimo disse...

Porquê o mendigo "Tal"? Uma manifestação do divino? Uma ironia?

Sr. Nefasto disse...

"Até as sociedades mais primitivas respeitam os seus loucos"
- The Motocycle Boy in Rumble Fish.

O mendigo não tem nome, ou melhor, teve um nome, um B.I. e um número de contribuinte. Mas agora não.
Divino, portanto.