terça-feira, setembro 06, 2005

A paisagem repetida

Clássico2
Oliveiras e mais oliveiras e os sobreiros do costume com ceroulas vermelhas acima da cintura. Há uma planície praticamente inalterável enquanto se vai intervalando várias terras e terreolas com o banco de imagem de fundo, Marvão, Portalegre, Sousel, Avis, Casa Branca, Cano, Água Todo o Ano, Domingão, Cansado. Tanta ironia nestes nomes, demasiada. Desconfio da arrumação, desconfio quando tudo está direito,
não é natural.

3 comentários:

Sr. Nefasto disse...

Diz a Dona Zulmira para o Sr.Presidente da Câmara de Campo Maior: "Ó Sr.Presidente queremos estradas de luto e árvores com cuecas.".
Dª Zulmira, irmã do Joaquim da Cortina que vivia lá prá Àgua d'Banhos, mas que tinha trazido um monte na Vinagreira. Vinagreira que ficava à esquerda de quem desce da Alentisca para o Povo de S.Vicente. Do Povo de S.Vicente e Aventosa até à Aldeia de Santa Eulália são 6kms, os mesmos que de Santa Eulália até Barbacena, cujo castelo - nada altaneiro - foi comprado por um gajo de Arronches, a terra dos porcos. Santa Eulália era a terra do Assopra por uma velha história de um comboio que descarrilou a caminho de Espanha carregado de preservativos.
Mais longe está a Calçadinha, e ainda depois de Elvas encontramos Juromenha, essa sim com castelo altaneiro onde os pares românticos se encontram e os suicidas orgulhosos se perdem.
Retomando o Joaquim da Cortina que tinha um irmão dito o Sete Cabeças que andava sempre nos copos com o Marroquino. Marroquino que era o criador de gado, nomeadamente vacas bravas - mas não muito - de aluguer, para as largadas das noites de verão.
A sua mulher que era de Campo Maior, onde falam a cantar, costumava dizer: "Ò Maria, antãó onde está o teu homém?", ao que a Maria respondia: "Às marradas com o teu à porta da vilá"
Claro que isto não era nenhuma ofensa, porque andar as marradas quer dizer cavar.

Textos em linha disse...

Sou mesmo fã dos regionalismos do sul...
Um dia destes começo a "prantar" aqui umas piadas à moda dos marafados dos algarvios...vai ser cá um baile mandado!

alentejana disse...

mas.. tantos anos depois.. ainda se fazem piadas sobre os alentejanos?